Baby Blues e Depressão Pós Parto


Seu tão esperado bebê nasce e logo você se enche de alegria e amor, certo? Errado! Pelo menos pra grande maioria das mulheres. 

Segundo pesquisas americanas, estima-se que, com a chegada do bebê, 60% a 80% das mulheres sofram de Baby Blues (um tipo leve de depressão) e 10% a 15% de Depressão Pós Parto. Isso significa que bem poucas mulheres escapam, em maior ou menor grau, de algum tipo de sintoma depressivo nessa época. Os sintomas comuns são: irritabilidade, choros frequentes, tristeza, sentimento de culpa e fatiga. 

A razão para essa alta incidência é a combinação de vários fatores como mudanças hormonais drásticas, falta de sono, ansiedade e cansaço com os cuidados do bebê. 

Os sintomas do Baby Blues costumam melhorar em poucas semanas e os depressivos são mais fortes e permanecem por mais tempo. A Escala de Edimburgo pode ajudar a identificar a intensidade do quadro depressivo.

Essa questão ainda é tratada como um tabu pelos médicos e mães que tiveram os sintomas e, por isso, muito pouco se fala do assunto. 

Se você se sente assim, converse com o seu médico, fale com outras mães, peça ajuda para tentar descansar o máximo possível e se achar necessário, procure um psicólogo. 
Não se sinta sozinha, a maioria das mães se sente exatamente como você e isso não tem nada a ver com o amor pelo seu filho. Você já o ama e vai amá-lo ainda mais, mas o começo é difícil mesmo. Muito difícil! 

Vamos falar mais sobre isso? É irresponsabilidade tratar algo tão comum e sério como tabu!